Livros Usados
Home
⇒ Detalhe do Livro

USADO
Clique sobre a imagem para ampliá-la
LIVRO USADO
Fronteiras do Brasil no Regime Colonial
José Carlos De Macedo Soares
Livro em Português (Brasil)
Coleção: Coleção Documentos Brasileiros
Editora: José Olympio
-
Conservação Regular
- Encadernação:Capa Dura
- Edição:1
- Páginas:274
- Medidas:15x22
- Peso:555g
- Catalogado por:Rapicad 3
- ID: 1516878
- Data:31/10/2022
Conservação:
Regular.
Regular. Pode apresentar lombada e capas com desgastes nas bordas e/ou sinais de usos. Páginas e cortes amareladas e marcas de oxidação do papel. Pode apresentar grifos, marcações de caneta e lápis, ou anotações nas páginas e capas.
Etiqueta de Identificação na Contracapa.
Assuntos:
Brasil: História. Política. Direito Internacional: Brasil Colônia - Fronteiras. Atos jurídicos e políticos que traçaram as fronteiras do Brasil no período colonial, desde a linha de marcação traçada pela bula de Alexandre VI em 1493 até a carta-patente de 1825 pela qual D. João VI legitimou a independência política do Brasil, incluindo os diversos tratados, convenções e demais documentos pertinentes assinados durante os 3 séculos de colônia, comentados pelo autor.
Observações:
239 páginas + XI + 24 S/N (sendo 9 mapas desdobráveis).Inclui notas às diversas partes dos capítulos, bibliografia, índice dos mapas e parecer da comissão do 3º Congresso de História Nacional sobre esta obra, datado em outubro de 1938.
As bulas papais foram traduzidas pelo Prof.º A, da Silva D'Azevedo, e o tratado de Tordesilhas por Ilmar Penna Marinho. Os demais tratados e documentos estão no original espanhol ou no português da época, conservada a grafia original. O autor fornece ao final de cada capítulo as coleções e obras que contêm ou inserem esses documentos. Páginas iniciais com relação das obras do autor e das obras da coleção "Documentos Brasileiros", dirigida a partir deste volume por Octavio Tarquínio de Sousa.
Resenha:
José Carlos de Macedo Soares, nasceu em São Paulo/SP em 1883, e faleceu no ano de 1968 na mesma cidade. Bacharel em direito, complementou seus estudos na Europa e nos Estados Unidos. Foi diretor de banco e de diversas empresas e companhias. Político ...[ Leia mais » ]